Skip to main content

Em Síntese: Novo Marco de Política Ambiental e Social do BID (Ed.1)


IDBX

Sobre este curso

O contexto ambiental e social da América Latina e do Caribe evoluiu desde que as políticas de salvaguardas do BID foram desenvolvidas há mais de 15 anos. Nesse sentido, o novo Marco de Política Ambiental e Social surge como uma oportunidade de melhoria e harmonização das normas ambientais e sociais dentro do grupo BID, e com outros organismos multilaterais. Ao mesmo tempo, fortalece os esforços para a recuperação sustentável da região.

Ao finalizar este curso, os participantes contarão com as ferramentas para responder melhor aos desafios ambientais e sociais que nossos países enfrentam: desigualdade social, mudanças climáticas e esgotamento do capital natural.

Acompanhe a nossa cronista de aprendizagem durante a sua carreira e reafirme o seu compromisso com o desenvolvimento da região!

Este curso é "auto-acompanhado" para que você possa se inscrever a qualquer momento, mesmo que tenha sido aberto alguns dias antes.

Pré-requisitos

O curso certificado é destinado a funcionários de órgãos governamentais que implementam projetos financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, coordenadores de projetos, especialistas ambientais, especialistas sociais, consultores, empresas de construção e subcontratadas envolvidas na implementação de projetos, supervisores e inspetores de obras e outros funcionários públicos relacionados com a elaboração e implementação de projetos, a sociedade civil e, em geral, qualquer pessoa interessada no desenvolvimento sustentável.

Este curso é oferecido pelo Instituto Interamericano de Desenvolvimento Econômico e Social (INDES) do Banco Interamericano de Desenvolvimento no âmbito do programa AcademiaBID.

O que você vai aprender

Ao concluir este curso você será capaz de:
  • Reconhecer a importância da gestão socioambiental
  • Comunicar o escopo da nova estrutura
  • Identificar os objetivos das normas socioambientais
  • Reconhecer mudanças na política socioambiental
  • Identificar as funções e responsabilidades na gestão socioambiental
  • Diferenciar a abrangência das atividades de integração ambiental e social da gestão de riscos socioambientais.
  • Equipe do curso

    Course Staff Image #1

    Florencia Attademo-Hirt

    Maria Florencia Attademo-Hirt, cidadã argentina e italiana, atua como Gerente Geral do Departamento de Países do Cone Sul (CSC) do Banco Interamericano de Desenvolvimento desde 16 de junho de 2021 e como Representante do Grupo BID no Chile desde 1º de abril de 2021. Anteriormente, atuou como Representante do Grupo BID no Paraguai (entre julho de 2018 e março de 2021) e nas Bahamas (entre agosto de 2015 e junho de 2018).

    Antes de atuar como Representante nas Bahamas, foi Especialista Sênior de Operações na Divisão de Mercado de Capitais e Instituições Financeiras do Setor de Instituições para o Desenvolvimento, onde liderou diversas operações de financiamento e assistência técnica em diversos tópicos e países, envolvendo desde intervenções relacionadas com banda larga e energia em alguns pequenos Estados do Caribe, até projetos de acesso a financiamento no Haiti. Também atuou como Conselheira Sênior na Vice-Presidência de Setores e Conhecimento e Conselheira Sênior de Operações na Vice-Presidência de Países.

    Possui Doutorado em Direito pela Universidad Nacional del Litoral, na Argentina, e Mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Chicago. Além disso, recebeu uma bolsa da Fulbright e pertence à Ordem dos Advogados de Buenos Aires e Nova York.

    Course Staff Image #2

    Roberto Manrique

    Roberto Manrique é Assessor Principal de Operações do Departamento de País do Grupo BID para Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. Ele também é vice-presidente do Comitê de Sanções do Grupo BID. Até julho de 2021, foi Representante Nacional do Grupo BID no México. Anteriormente, dirigiu o Grupo Especial que modernizou as políticas ambientais e sociais do Grupo BID. Ao longo de sua carreira no Grupo, também atuou em diversas tarefas, liderando o desenho, execução e avaliação de operações de investimento. Roberto, cidadão do Peru, tem mestrado em economia pela Wayne State University em Michigan, onde completou seus estudos de doutorado.

    Course Staff Image #2

    Morgan Doyle

    Morgan Doyle é o representante do BID no Brasil, supervisionando a programação e o diálogo do Banco com o país. Em sua carreira de 23 anos no BID, foi representante no Uruguai (2017-2020), Equador (2013-2017) e Assessor Sênior da Vice-Presidência de Setores e Conhecimento. Liderou várias operações do setor financeiro, trabalhando com as principais agências do setor público envolvidas no financiamento habitacional e no apoio a pequenas e médias empresas. Ele tem bacharelado e mestrado pela Brown University em Desenvolvimento Internacional e recebeu várias honras acadêmicas, incluindo uma bolsa Fulbright e uma bolsa da Fundação Interamericana (IAF).

    Course Staff Image #2

    Adriana La Valley

    A Sra. Valley tem mais de 2 décadas de experiência em financiamento de desenvolvimento global. Ocupou vários cargos no Ministério da Fazenda e Crédito Público do México, onde foi responsável pela negociação de financiamento internacional para projetos nacionais de infraestrutura. Ela é advogada e possui dois mestrados em direito societário e direito bancário e de financiamento do desenvolvimento pela American University e pela London School of Economics, respectivamente.

    Perguntas Frequentes

    Qual navegador da web devo usar?

    A plataforma Open edX funciona melhor com as versões atuais do Chrome, Edge, Firefox, Internet Explorer ou Safari.

    Veja nossa lista de navegadores compatíveis para obter as informações mais atualizadas.

    Enroll